Como o terapeuta pode ajudar as pessoas a encontrarem sua missão de vida?
O terapeuta é alguém que detém a técnica de estar presente na história de alguém, sem necessariamente ter vivido lá. A técnica favorece ao terapeuta ser o questionador que todos trazemos em nós, e que na figura do terapeuta se encontra externo.
Ele é o anjinho e demônio sobre os ombros que provocam o cliente com perguntas cujas respostas reveladoras levando-no a questionar seu regime de valores e associações inconscientes a se deparar com suas contradições .
Tal processo remete cliente a encontrar seu eixo, sua plenitude e uma vez centrado manifesta por si só sua vocação e sua missão de vida.
O que são neuroses?
Neuroses, em síntese são formas das manifestações de nossas ações no mundo. O conjunto de neuroses expressam nossa visão, forma de ser e agir. Também considerada no âmbito emocional e psiquiátrico um desajuste onde o cliente pode ter reações e comportamentos desadaptados como excesso de ansiedade, medos, fobias…
Quando submetido a um processo terapêutico, vamos compreendendo e dando novos contornos a essas manifestações, vamos aprendendo e amadurecendo e na medida que passo a me compreender, compreendo também a neurose alheia. Quanto maior a expressão das neuroses em forma de dor e sofrimento mais imaturos nos colocamos no mundo.
Quem foi Sigmund?
Sigmund Freud foi um prodigioso rapaz que ao ingressar na carreira médica, se deparou com uma demanda inusitada onde as patologias não regrediram com as técnicas médicas e medicamentosas da época.
Inspirado inicialmente pelo método da hipnose e posteriormente por suas inquietações e conceitos que o impressionaram absurdamente teve no médico Josef Breuer a oportunidade de mergulhar em um caso clínico em que a medicina daquela época, assentada quase que inteiramente em bases biológicas não eram efetivos, isto favoreceu seu espírito científico e a descoberta do método catártico e a cura pela fala.
Deste caso que fora inicialmente um ensaio nasceu a psicanálise, a arte de desnudar o Inconsciente para dar um novo sentido a comportamentos e repetições trazendo à luz uma nova compreensão de seus processos.
O caminho aberto por ele trouxe alternativas múltiplas para várias outras possibilidades psicanalíticas e psicológicas deixando assim um legado intelectual para ciência do ser.
Psicanalista não é psicólogo, mas pode ser?
Sim, o psicanalista não é psicólogo mas pode ser, ele é um profissional que se especializou em uma das várias correntes que existe dentro da psicologia.
O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência.
Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.
O psicólogo formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano e pode escolher dentre tantas áreas a psicanálise por exemplo para atuar, ou outra abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental.
Qual a diferença entre o Psicólogo e o Psicanalista ?
O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano.
O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. Necessita para atuar filiar-se a uma autarquia federal, um conselho regulamentador.
O psicanalista se conclui por um curso livre de formação em psicanálise, que atende as diretrizes de base da constituição federal e é passível de registro na Classificação Brasileira de Ocupações.
Tanto o psicólogo e o psicanalista atuarão com o mesmo propósito, o ser humano, e que no final do percurso apontam para um mesmo resultado esperado. Mas tal generalização, aparentemente conciliadora e ampla, na verdade é avessa à produção de resultados em qualquer trabalho.
Psicanálise precisa de diploma?
O curso de psicanálise precisa de certificação de uma Instituição de Ensino habilitada para tal que possa atender ao tripé – conteúdo técnico, supervisão e analise. É um curso livre, sendo que algumas Instituições exigem segundo grau completo e outros terceiro grau, algumas tem outros critérios específicos admissionais.
Psicanálise e depressão?
A depressão é o sintoma, que tem se anunciado com a patologia da nova era segundo a OMS. Suas raízes podem estar em diferentes fontes como genéticas, traumas, faltas, frustrações por exemplo, entre outros.
A psicanálise oferta ao paciente a compreensão desta origem, bem como auxilia na aceitação deste estado e introjeção de novos padrões e a almejada mudança através do acesso ao inconsciente.
O sintoma nos mostra situações que urgem ser compreendidas, de outra forma, ela nos perseguirá e assim e se apresentará nas mais diversas formas a fim de nos transformarmos.
Deixar Um Comentário