Apesar de toda informação fica em nós um espaço da dúvida, do amanhã incerto, hierarquia de valores mudam diante da vida, diante da dor e afeta nosso psiquismo, tentamos achar respostas e soluções para cuidar e cuidar-se, nos perguntamos como proteger nossos filhos e aqueles que nos são caros.

Isolamento

O isolamento diante desse espaço de dúvida pode instalar um mal estar psíquico, fragilizar a capacidade de adaptação e favorecer quadros de ansiedade, depressão, pânico, agitação psicomotora entre outras porque como seres humanos nos reconhecemos e nos organizamos por meio da interação social.

Todos estão sendo impactados com as novas medidas.

Estar isolado não é uma punição e sim uma preservação e contribuição para o bem comum.

Permanecer em casa por alguns dias é necessário, mas não é uma condição definitiva, acredito que em breve tudo voltará ao normal.

Sem dúvida há reflexos psíquicos sim, mas você pode gerenciar esse desconforto com medidas simples como as colocadas abaixo:

Medidas para evitar o desconforto psicológico

  • Evite excesso de informação
    Procure assistir noticiários apenas uma vez ao dia, um noticiário que é capaz consolidar tudo o que precisamos saber para ficarmos atualizados.
    A hiperinformação é uma armadilha angustiante quando falsas ou exageradas podem te levar a um estado mental de constante alerta, prejudicando o relaxamento e capacidade de discernimento comprometendo sua imunidade por stress.
  • Evite pensamento vitimistas
    Este sentimento traz a sensação de quem está ou foi sujeito a opressão, maus-tratos, arbitrariedades, discriminação etc., geralmente quem tem sempre essa percepção sua vida não avança porque o vitimíssimo não a deixa porque o Vitimíssimo distorce a realidade.
  • Evite Sentir a Solidão como percepção de abandono
    A solidão pode produzir tristeza em excesso e potencializar traços depressivos inerentes a cada pessoa.
    Utilize toda tecnologia disponível para manter-se conectado com a vida e com pessoas que você estima.
    Una-se aos seus familiares e amigos, promovendo boas conversas por meio de vídeo chamada pode ser uma boa alternativa nessa pandemia.
  • Evite pessimismo como padrão de pensamento
    O pessimismo impede a percepção de novos cenários.
    Podemos dizer que uma pessoa é pessimista quando ela sempre espera o pior de todas as situações e de outras pessoas, com pensamentos e atitudes negativas.
    A pessoa sempre enxerga o copo “meio vazio”, sem nem considerar que o copo poderia estar “meio cheio”. Você tem condições de pensar diferente a fim de aliviar as dores produzidas pelo momento atual.
  • Evite não fazer nada – A inatividade pode produzir DESÂNIMO!
    Se ócio não for criativo, pode conduzir a um estado de letargia existencial. Encontre nas atividades manuais e nas atividades físicas que possam ser executadas em casa um meio para aliviar desconfortos e para preencher o tempo.
  • Evite a agenda sem compromisso. Estabeleça rotinas. Trabalhar em regime de home office, pode ser uma experiência nova e eventualmente não prazerosa. Essa nova realidade, ainda que temporária, pode desorganizar a rotina diária e produzir algum tipo de insegurança ou angústia.
    Organize seu tempo, incluindo períodos voltados a sua atividade profissional.Respeite intervalos como o almoço, pausas para o café e término de expediente.
    Não abra mão do tempo livre!
    Leia, interaja com outras pessoas e descanse!

    Lembre-se: Gerencie sua agenda, considerando o momento atual sem perder de vista seus propósitos mais elevados.

  • Evite viver numa perspectiva individualista
    Possivelmente dividimos nosso espaço de confinamento com outras pessoas no núcleo familiar.
    Sua individualidade é importante, mas dimensão coletiva não pode ser ignorada.É importante que todos tomem consciência das dificuldades atuais, exercitando empatia, firmando acordos e regras de convívio, e buscando um elevado espírito de colaboração e apoio mútuo, a fim de tornar a vida agradável durante esse período.
  • Evite observar uma única perspectiva – Crianças, Idosos e portadores de deficiências, pacientes com baixa imunidade e doenças crônicas devem ser ouvidos e priorizados, pois tem perspectivas e necessidades peculiares. Conversar, escutar, compreender e estabelecer rotina solidária inclusiva é importante para que as limitações impostas pela pandemia possam ser assimiladas e seguidas.Adapte as restrições diminuindo a sensação de perda e impedimento.
  • Ative o circuito de altruísmos
    Onde você pode ser útil, onde você pode transbordar em sentimento, conhecimento ou ações em favor do outro.
    Ative tudo que você pode fazer diante da consciência da mortalidade. O ser humano, ao ser consciente de sua finitude, é um ser precioso porque cada instante que vive vale infinitamente.De alguma maneira, sua finitude outorga valor ao momento.
    Aproveite para viver cada momento com seus filhos, companheiros quem está próximo para expressar todo seu amor e o quanto ele é importante para você.
    E por fim li um texto sem autoria, mas achei fantástico.

    ”Um vírus que chegou de forma tímida, alcançou tamanha proporção que colocou muitas coisas em seu devido lugar.
    De repente, os combustíveis baixaram, a poluição baixou, pessoas passaram a ter tempo, o trabalho ficou mais flexível, famílias passaram a permanecer mais unidas.
    Sobrou tanto tempo que muitos nem sabem o que fazer com ele. Os pais estão reunidos com seus filhos em família, o trabalho deixou de ser prioritário, as viagens e o lazer também. Silenciosamente, voltamo-nos para dentro de nós e passamos entender melhor sobre o valor da palavra solidariedade.

    Basta olhar para os lados e perceber que todas as classes sociais estão no mesmo barco.
    Foram necessários poucos dias para que fosse possível estabelecer ajustes na nossa sociedade que pareciam impossível e ao mesmo tempo necessários de se fazer.
    Que este momento sirva para refletirmos sobre nossas escolhas e que não seja necessária a presença do medo para nos conduzir a tomar medidas melhores para nossas vidas.”

    Você tem condições de ressignificar o momento atual e dar a sua contribuição