Formação em Psicanálise

Se você chegou até aqui e está se perguntando por que fazer um curso de psicanálise, talvez ajude saber que isso promoverá transformações significativas para você ser um indivíduo mais pleno. Você, e apenas você, pode resgatar seu amor próprio, reinventar-se, curar-se e responsabilizar-se por sua felicidade. A mudança só depende de você, mude e o mundo ao seu redor mudará!

O curso de Psicanálise tem como objetivo geral formar profissionais psicanalistas capazes de exercerem, de forma plena, suas funções na produção e aplicabilidade do conhecimento psicanalítico, vinculando-o às condições sociais, políticas, econômicas, históricas e culturais.

Partindo de um sólido aprofundamento teórico, os alunos são orientados a como utilizar e aplicar em sua realidade a experiência acumulada. Uma participação mais ativa dos alunos será exigida através de leitura de textos, apresentações de resumos e reflexões científicas. Para o perfeito alcance das propostas, os módulos do curso combinam diferentes métodos de ensino:

AULAS EXPOSITIVAS – DISCUSSÕES – RECURSOS

Os professores apresentam, os temas, técnicas e conteúdo, mesclando as exposições com questões e comentários dos participantes. Serão utilizados recursos audiovisuais, e projeção de filmes.

TRABALHOS E LEITURA POR MÓDULO

Cada módulo terá obrigatoriamente uma leitura prévia e um trabalho de conclusão, correlacionando o assunto do módulo às suas possíveis aplicações na realidade.

ESTUDO DE CASOS

Situações clínicas reais são analisadas e discutidas pelo grupo para identificação dos problemas, exigindo um posicionamento dos participantes. O estudo de caso levanta pontos de vista conflitantes e promove a descoberta de soluções criativas.

FORMAS E CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Os alunos serão avaliados pela frequência, (75% de presença no curso) e participação nas aulas, trabalhos de conclusão de módulos.

DIFERENCIAIS

Nosso curso possui excelência em formação por colocarmos em prática desde o início estruturado e traduzido no detalhamento das teorias de Freud, Lacan, Klein, Jung e Winnicott, sem ser reducionista, propõe diminuir o nível de complexidade para se entender o funcionamento psíquico e organizar o pensamento clínico.

Abarca ainda as ideias de psicanalistas contemporâneos que dispõe de inúmeras ferramentas compondo um modelo destinado a facilitar o trabalho com modelo sistemático e abrangente da compreensão psicanalítica. Sem a pretensão de reformular as teorias correntes e considerando o homem biopsicossocial e espiritual, acreditamos poder diminuir a distância que por vezes se encontra entre as teorias gerais, algumas práticas de ensino e a prática do atendimento clínico.

Professores multidiciplinares

Oferecemos professores multidiciplinares, com formação acadêmica em diversas áreas de humanas e exatas, proposcionando aos nossos alunos uma visão sistémica de atendimento e ferramentas

Acompanhamento

Nossos alunos dispõe de supervisão clínica ao atendimento, além de estágio supervisionado com pacientes destinados pela nossa escola.

100% presencial

Nosso curso é 100% presencial, com encontros semanais – 1x por semana

Inscreva-se via WhatsApp

Metodologia

Partindo de um sólido aprofundamento teórico, os alunos são orientados a como utilizar e aplicar em sua realidade a experiência acumulada. Uma participação mais ativa dos alunos será exigida através de leitura de textos, apresentações de resumos e reflexões científicas. Para o perfeito alcance das propostas, os módulos do curso combinam diferentes métodos de ensino:

Apoiado nos três segmentos essenciais da formação psicanalítica: 1- Análise pessoal, 2- Supervisão e 3- Estudo crítico da teoria psi- canalítica; o curso desenvolve a escuta clínica baseado na teoria freudiana e nos principais autores psicanalíticos, o curso apresenta também, uma pedagogia que propicia a prática e o debate, pois foca em traduzir e adequar uma fala de 1800 para esta contemporanei- dade, desenvolve a capacidade analítica do aluno e permite a assimilação do saber psi- canalítico de forma acentuada.

Objetivos específicos

I. Capacitar o aluno a compreender as transformações por que passa a sociedade para que possa intervir criticamente, utilizando os conhecimentos adquiridos;

II. Propiciar modelos alternativos de atua- ção profissional aos modelos clássicos que estejam em consonância com as necessida- des socioeconômicas do país e da região;

III. Oferecer conhecimentos multidisciplinares derivados, inclusive, de outras áreas de sustentação ou de interface com a Psicanálise;

IV. Estimular o senso crítico dos alunos fren- te às contradições dos saberes psicanalítico;

V. Propiciar aos alunos bagagem metodológica e instrumental que lhes permita o desenvolvimento de investigações;

VI. Discutir o papel do Psicanalis- ta nas diversas áreas de atuação;

VII. Conscientizar sobre a necessidade constante de atualização, ampliação e integração do conhecimento à luz da contextualização e reflexão crítica da atuação profissional e seus resultados;

VIII. Criar e/ou reforçar uma identida- de do profissional psicanalista que seja capaz de indicar à população qual é sua prática e a que interesses sociais atende;

IX. Estimular a busca de novos paradigmas, desenvolvendo a investigação científica que contribuam para a prática psicanalista;

X. Construir um modelo ético que sirva de identidade profissional para os psicanalistas.

Ementa

Módulo 01 | 1º Semestre Módulo 02 | 2º Semestre Módulo 03 | 3º Semestre Módulo 04 | 4º Semestre
Sigmund Freud Desenvolvimento Psicossexual Totem e Tabu Psicopatologias
Instintos Sequência Emocional Inibição Estudos de caso
Pulsões – Eros e Tanatos Estrutura Psíquica Caráter e Temperamento Jacques Lacan
Organização Familiar Complexo de Édipo Transtorno de Personalidade Psicossomática
Religião e Psicanálise Aparelho Psíquico Conflito Individuo e Sociedade Farmacologia
Senso Comum Mecanismos de Defesa Carl G. Jung Interpretação de Sonhos
Filosofia Melanie Klein Couraça de Caráter Análise de Filmes
Atividades Extras Atividades Extras Atividade Extras Atendimento Supervisionado
Inscreva-se via WhatsApp

Perguntas Frequentes

O Instituto Cuidar se propõe a responder perguntas recorrentes, dúvidas mais direcionadas e especificas para esclarecer e ajuda¬-lo na importante decisão de aprender uma ferramenta capaz de lhe transformar como individuo e levar seu meio social conhecimentos que ajudarão em suas relações sociais ,

De qualquer forma há sempre questões que necessitam de maiores detalhes, por isso pedimos que você agende um horário para conhecer nossas instalações, venha conhecer o corpo docente, teremos o maior prazer em ouvir sua necessidade e direcionar nosso expertise pra lhe oferecer uma solução justa e adequada a seu propósito.

Caso queira, também assistir uma de nossas aulas, o cuidar estará aberto lhe oferecer a oportunidade de vivenciar a dinâmica deste aprendizado, conhecer a linguagem dos professores, e adequação em aulas de textos originalmente seculares, mas traduzido a uma compreensão atual.

Venha conhecer antes de mais nada amantes da psicanalise que tem prazer em replicar tal conhecimento.

Te aguardamos

O Curso de Psicanalise é um curso livre, aberto a todas as pessoas que possuam ou não certificação em áreas afins.

A psicanalise não está submetida a uma autarquia como e o caso da psicologia e o conselho regional de psicologia CRP, logo o curso não possui a chancela do MEC.

Como curso livre seu certificado te habilitará a atuar como psicanalista em todo território nacional, através de registro do mesmo junto a órgãos competentes para registro do CBO, classe de ocupação.

A certificação exige participação em aula com mínimo de 75% de presença, desempenho durante as mesmas, estar em dia com trabalhos propostos durante cada módulo, e atender requisitos de estágio , supervisão e submeter se a sessões terapêuticas.

Para realizar sua matrícula basta apresentar

Conclusão do segundo grau, bastando apresentar ou certificado ou histórico escolar.

Copia simples do CPF e RG

Comprovante de residência.

Duas fotos ¾

Sim,

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, instituída por portaria ministerial no397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrati- vos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Bra- sileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores, e levada à sanção do Presidente da República. Portanto, o psicoterapeuta não se reporta a uma autárquica federal, mas goza do direito de ter seu certificado reconhecido junto ao ministério do trabalho.

2515-50 – Psicanalista Analista (psicanálise) Descrição Sumária Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indi- víduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) cliente(s) durante o processo de tratamento; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimen- tais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.

O pretendente ao curso livre de Formação em Psicanalise não precisa de prévia formação em área afins, o percursor do assunto Sigmund Freud pregava que a psicanalise, cura pela fala, pode ser ofertado por aquele que domine a técnica, se submeta também a psicanálise esteja em supervisão dos seus casos. Para Freud um indivíduo que traga vivencias e experiências de diferentes esferas está amplamente capacitado, não sendo então uma técnica praticada apenas por profissionais da área médica.

O Psicanalista poderá atuar em clínica, aulas, mas possui restrições tais como não estar apto a laudos, pois tal condição cabe ao psicólogo. E aplicação de testes projetivos específicos da área psicológica. Vale destacar que a psicanálise tem na sua origem a filosofia enquanto a psicologia está ligada a área médica, o que os habilitam a laudar.

Psicanalise oferece socorro a todos que apresente dor ou sofrimento psíquico, um olhar diferente aos percalços e mudança de paradigma, uma leitura mais fiel da sua essência e amplitude de seu mundo interno, a análise traz a luz formas repetitivas que atuamos e facilita a compreensão da nossa dinâmica, o curso t também traz essa possibilidade de uma forma progressiva e sedimenta conhecimentos fundamentais pra nossa posição no mundo.

Inscreva-se via WhatsApp

Requisitos

Ter ensino médio completo e vontade de ser um terapeuta psicanalista.

Público Alvo

Profissionais com formação em ensino médio e demais interessados pela teoria psicanalítica como instrumento para abordar a subjetividade.

Requerimento de Matrícula

  • Cópia do Certificado de Conclusão de Segundo Grau ou do Histórico Escolar;
  • Cópia Simples da Carteira de Identidade e CPF;
  • Duas fotos 3×4;
  • Comprovante de residência.
Inscreva-se via WhatsApp

PROFESSORES

DJANIRA SOARES
DJANIRA SOARESProfessora
Enfermeira, Especialista em Clinica Médica e Cirurgica, Palestrante, Docente e Coordenadora Pedagogica, Psicanalista Clinica, Coach, Practitioner em PNL, Astróloga e Radiestesista
Roberto Clementino
Roberto ClementinoProfessor
Administrador de Empresas, Psicanalista, Practitioner em Programação Neurolinguística, Especialista em Desenvolvimento Pessoal, Radiestesista, Astrólogo , Coach e Palestrante

Transforme sua carreira com o Instituto Cuidar!

Deixe seus dados e um de nossos professores entrará em contato para tirar suas dúvidas